Wednesday, May 07, 2008

pergunta (estimulante totalmente destruida por preguiça mental) da semana

"Achas possível viajar no tempo?"

os meus pensamentos
{
wormholes... Gμν=8πG Tμν... solução de Gödel... radiação de Hawking... criação... determinismo... teoria de cordas... teorias de branas... livre arbítrio... Génesis... gravitação quântica...
}

"...eu acho que não!"

os meus pensamentos
{
...puff...
}

"Não? Porquê?"

"Porque não!"

os meus pensamentos
{
se digo a minha opinião com os argumentos, não me vai ouvir para além do "segundo a relatividade...", se digo sem o argumento estou a pactuar com um mundo de gnomos e fadas...
}

"Não se pode afirmar uma coisa assim sem um argumento..."

"mas não dá...!"

e desisto de dar a minha opinião sobre o assunto.

...mas ainda te considero um bom amigo, descansa...

10 comments:

Pedro Torres said...

Gostei. Não podemos esperar que as pessoas entendam a nossa lógica, no entanto continuo a afirmar que a lógica que os leva a dizer que a minha lógica não tem lógica parece-me algo... ilógica.

inha said...

AhaH!
Esta conversa não me é nada estranha..
Ainda bem que somos todos amigos!

Gostava de ouvir mais vezes esses teus pensamentos interiores que guardas só para ti... Já disse que os acho intressantes, ainda que as vezes não perceba nada do que estas a falar e a minha unica observação seja um simples: "Pois.."
=P

MissGarfield said...

Claramente as viagens o tempo sao possiveis. ok, claramente pra mim. lol se qualquer pessoa pode viajar no tempo? isso ja era outra historia. Era uma chatice matar acidentalmente o nosso avô nao era?

quantum said...

Bem... posso não saber bem o que é o tempo... mas sei que não é linear. Se tu viajasses no tempo e matasses o teu avô... porque raio farias tu isso???? mas adiante... SE o fizesses criarias uma linha de tempo cíclica instável. Instável como é instável um electrão permanecer entre dois níveis de energia num átomo. Não pode acontecer. Acaba por saltar para um nivel próximo, esse sim estável. A linha de tempo acabaria por 'saltar' para uma linha de tempo estável, sendo efectivamente como se nunca tivesse existido. E pronto, adeusinho paradoxo :P

Claro que estas são apenas peças soltas de um puzzle que ainda nos escapa... Mas eu gosto de puzzles e anomalias :D

MissGarfield said...

lol tive que ler duas vezes e meia pra perceber de onde apareceram os electrões. Electrões à parte, quantas vezes não se utiliza a instabilidade desses nossos amigos precisamente para obter o produto final estável pretendido? Quem diz que a instabilidade no tempo também não poderá ser um passo intermédio para atingir um fim? Olha só II Reis 20:11 (e não, não estou a dizer que houve ai uma quebra no tempo, simplesmente uma instabilidade de natureza indeterminada). A questão não é se as instabilidades sao aceitaveis ou nao. A questão é que só Um tem poder para as manipular.

quantum said...

A física não é feita de fenómenos isolados. E esta não é uma instabilidade do como é instável andar em cima de um monociclo. A autointerferência do electrão (como onda probabilistica de matéria) impede a existência dos níveis intermediários de energia. Foi daqui que apareceu o 'quântica' de 'mecânica quântica' ;)

A autointerferência da linha de tempo é/seria da mesma natureza.

De resto... no Testemunhos Selectos vol 3 é dito que Deus nunca age contra as Suas leis naturais. E isso faz todo o sentido, embora isso seja tema para outra conversa.

Não estou a tirar nada das mãos de Deus, simplesmente a tentar entender o que Ele fez =)

MissGarfield said...

Ainda nao percebi muito bem porque insistes em comparar o tempo aos electroes. LOL
Ninguem disse que Ele agiu/agiria contra as Suas leis naturais. Mas teremos nós mesmo a pretensão de conhecer os meandros das suas leis e as suas (im)possibilidades?

(e nao precisaria de ir ao passado matar o meu avo. poderia ir comprar um pacote de sugos de sabor a melao. O paradoxo continua a existir...o que nos leva mais uma vez nao a possibilidade/impossibilidade da viagem e sim à pessoa que a faz...)

quantum said...

O que se passa é que estás a pensar no tempo de uma forma linear, rígida. E ele não é nehuma das duas coisas. Linhas de tempo circulares são perfeitamente possíveis fisicamente, sem nenhum paradoxo envolvido.

Quanto a conhecer os meandros das Suas leis, o livro Educação coloca o estudo da Natureza ao mesmo nível do da Bíblia para conhecer o carácter de Deus. Diz mesmo que a natureza "é uma expressão do carácter de Deus". Também diz explícitamente que todas as descobertas que beneficiam a humanidade em todas as àreas são resultado directo de revelação divina.

Se bem que Deus doseie algumas àreas de conhecimento por não termos capacidade de o gerir correctamente todo de uma vez, é Seu expresso desejo que o aprofundemos não só a nível espiritual mas também físico... sendo que, na realidade, este é uma faceta do primeiro.

No pensamento hebraico não existe distinção entre sagrado e profano. Tudo que vale a pena ser vivido é sagrado, até o que nós chamamos trabalho secular. Se não contribui para a tua proximidade com Deus, não vale a pena. Fazer ciência (física, no meu caso particular) é mais um meio de conhecer o carácter de Deus. Um meio complementar.

MissGarfield said...

linhas de tempo circulares e simplesmente demais pra minha mente limitada. Fazemos assim, no Céu quando eu tiver um conhecimento maior retomamos a conversa, deal? :)

E percebo o que queres dizer, pra mim é a Quimica e a Botanica. Mas muita gente acha estranho eu usar experiencias para ilustrar o caracter de Deus com os juvenis, ou quando eu digo que a quimica me aproxima de Deus...

quantum said...

Deal =)

De resto, o que os outros pensam não é assim tão importante =P