Sunday, March 27, 2011

surfing the gaussian function

Hoje apeteceu-me visitar terras antigas e escrever aqui o que me cruza a mente neste momento. E é uma lista. De filmes. Os que mais ressoam comigo na temática de instabilidades mentais. Por ordem cronológica (a ordem hierárquica pessoal vai continuar... bem... pessoal):

Infinity (1996)*
Pi (1998)
Waking life (2001)*
The Life Aquatic with Steve Zissou (2004)*
Proof (2005)
Reign over me (2007)
Mr. Nobody (2009)*
It's kind of a funny story (2010)

Identifico-me com o protagonista de cada um, em todas as coloridas dimensões da sua complexidade irredutível. E não me sinto mal por isso. Antes pelo contrário.

Normal is overrated.

*Pronto, a personagem não é de facto diagnosticada com nenhuma instabilidade mental nestes casos, mas não são exactamente... normais (no sentido matemático do termo).

Nota: Escrevo isto depois de, numa ocasional auto indulgência, ter comido mais chocolate do que o meu sistema digestivo está disposto a digerir. So, cut me some slack. E tenho a sensação de que me está a escapar alguma jóia cinematográfica, mas adiante.

6 comments:

El-isha-beth said...

No livro que estou a ler neste momento: "os poetas não enlouquecem, mas os matematicos sim. O poeta apenas pede para pôr a cabeça nos céus. O lógico é que procura pôr os céus dentro de sua cabeça. E é a cabeça que se estilhaça."

But I'm on a sugar high as well, so dont mind me. I really shouldn't read chesterton with that much sugar.

quantum said...

Isso dito por um poeta das letras. Mas na realidade um matemático não é menos poeta. Darei valor a tal perspectiva se esse escritor for versado na linguagem humana e na linguagem do Universo.

El-isha-beth said...

"Essa é a emocionante aventura da ORTODOXIA. As pessoas adquiriram o tolo costume de falar de ortodoxia como algo pesado, enfadonho e seguro. Nunca houve nada tao perigoso e tao estimulante como a ortodoxia. Ela foi a sensatez e ser sensato é mais dramático que ser louco. Ela foi o equilibrio de um homem por tras de cavalos em louca disparada, parecendo abaixar-se para este lado, depois para aquele,mas em cada atitude mantendo a graça de uma escultura e a precisao da aritmetica. "

Esta é a frase que decora a capa do livro. Ve por ti, mas nao o tentes ler de animo leve. Eu propria ja o tentei ler 4 ou 5 vezes, mas as ideias infiltram-se na mente e as vezes obrigam-te a manter-te afastado das suas paginas uns bons meses.
http://pt.scribd.com/doc/11020675/Chesterton-Ortodoxia

quantum said...

Soa intrigante. Na verdade os verdadeiros loucos não tentam sê-lo. Simplesmente não se conseguem integrar nos padrões definidos pelas pessoas com caracaterísticas a menos de 1σ do centro da curva de gauss (a dita distribuição normal). Portanto são, por definição, não-normais.

El-isha-beth said...

Não desprezes tão facilmente o centro da curva, ou não tivesses tu mais caracteristicas em comum com o resto da humanidade do que caracteristicas peculiares a ti proprio. O problema e que tendemos a olhar unicamente para as curvas que nos distinguem da "massa" e o nosso espirito tendencioso tende a ignorar aquelas em que somos como o comum dos mortais. Mas na realidade se nos fossemos unicamente construidos por aquelas caracteristicas peculiares, quão longe estariamos do nosso verdadeiro eu. you can't really make a cake just with the frosting.

quantum said...

Desprezar a curva? Por alguma razão o post se chama 'surfing th gaussian'. Às vezes está-se na crista da onda, outras vezes a mais de 3σ. A curva fala-nos de probabilidades, e nós não lhes escapamos.